1 Comment

Garrafas Mei: faça a sua!

Quem acompanha o Bolei desde o comecinho [já temos quase 3 anos!] sabe que a gente liberou o tutorial dos nossos 3 primeiros produtos pra quem quisesse fazer em casa! A gente sabe que não conseguimos tirar o lixo do mundo sozinho, por isso, mostramos que qualquer um pode fazer seu próprio produto bolado.

Tutorial do Clipraia, um dos nossos primeiros produtos.


Ontem, batendo um papo sobre a vida, trabalho e coisa e tal com o nosso amigo Bessa, surgiu a pergunta se os nossos novos produtos também eram 'open source' como os primeiros. Foi aí que nos demos conta que há muito tempo não divulgávamos tutoriais pra vocês. 

Tivemos, então, um belo motivo para voltarmos a agitar esse blog, para mostrar como é molezinha fazer nossos produtos em casa. E o primeiro que vamos ensinar são as GARRAFAS MEI.

 

 

 

 

Pra quem ainda não conhece, as Garrafas Mei surgiram da ideia de reutilizar garrafas lindas de vidro de suco de uva integral que acabavam sendo descartadas toda semana nas nossas casas. Curtimos muito o sabor do suco e o design da garrafa da Casa Madeira e resolvemos criar um objeto multiuso com elas para evitar esse desperdício. As Garrafas Mei podem ser Mei Chei ou Mei Vazii e servem como jarra de suco, como pote para guardar mantimentos ou até mesmo como vaso de flores. E tem mais: a pintura feita na parte externa da garrafa [na parte de cima ou debaixo], além de decorativa é funcional, porque marca exatamente 'mei litro', ajudando naquela receita especial no final de semana.

Se você curtiu muito a ideia, pode comprar a dupla na nossa loja online, mas se não gosta de comprar pela internet ou não tá podendo agora, porque não fazer você mesmo a sua própria Garrafa Mei? Vamos descrever agora o passo a passo de como fazer essa maravilha da decoração e funcionalidade! =)

Antes de começar, você vai precisar separar: uma garrafa de vidro de 1L, um medidor, uma fita crepe média, uma tinta em spray e uma tampa de rolha de cortiça.

1. Primeiro passo é escolher uma garrafa lindona de vidro, de preferência uma que tenha 1L. Como já contamos ali em cima, usamos a da Casa Madeira. Pode usar também! 

2. Depois, remova o rótulo da garrafa. Algumas tem um rótulo molezinha de tirar, é só puxar. Outras tem que rolar um processo a mais, mas que também é moleza: clique aqui para ver!

3. Quando a garrafa estiver sem rótulo, dê aquela última lavada por dentro e por fora com um sabão de coco biodegradável com o auxílio de uma esponjinha. Se a garrafa for de suco, nem precisa passar sabão por dentro, só lavar com água mesmo. Depois seque a garrafa por fora, porque por dentro vai molhar de novo.

4. Para marcar 'mei litro', você vai precisar usar um medidor. Se você não tiver, peça emprestado pra sua vizinha, certeza que ela tem. Encha o medidor até 500ml e despeje dentro da sua garrafa, com cuidado para não escorrer pra fora, isso porque é a água que vai guiar a marcação da pintura.

5. Com a garrafa metade cheia, use a fita crepe para marcar onde você não quer que tenha tinta. Mascare da linha da água para cima, caso a queira Mei Chei, e mascare da linha da água pra baixo se quiser a garrafa Mei Vazii. Mas lembre-se: se optar pela Vazii, mascare também o gargalo da garrafa pra não correr o risco de pintar dentro dela, ok?

6. Depois de devidamente mascarada,  é só forrar o chão e parede de um cantinho bem arejado de casa, de preferência no quintal ou garagem, e passar o spray sempre a uma distância de 15 a 20cm, fazendo apenas uma "poeirinha" na garrafa. Vá pintando e girando [tipo o Silvio Santos, rs!]! Após 20min, dê uma segunda demão.

7. Espere secar de 24h a 48h, dependendo do tempo: se estiver muito sol e calor, menos tempo. Se tiver muito úmido e frio, mais. Desmascare a garrafa com cuidado e tchãrã!!! Aí só vai faltar colocar a tampa de rolha, que você encontra nessas lojas de frascos de perfume no Saara [tem uma bem na esquina da Buenos Aires com a Regente Feijó!] e prontinho! 

 

Ah, uma observação super importante!!!
Todos os nossos produtos tem licença de Creative Commons.
É uma forma de garantir que quando um produto bolado é replicado é apenas para uso pessoal, sem fins comerciais. Quer saber mais? http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

Curtiu? Quer mais tutoriais bolados? 
Fala-ê que postamos pra vo-cê!

That's all folks! ;)

1 Comment

Comment

Bolei at 100 in 1!

10262175_235435129978550_233224458749079525_n.png

No último domingo, dia 04 de maio, aconteceu aqui no Rio a 13ª edição do 100 em 1, um evento internacional que surgiu da vontade de alguns estudantes de Bogotá de fazer 100 ações de demonstração de amor pela cidade em um único dia. E a ideia era que qualquer cidadão poderia fazer a sua intervenção, ação, oficina, podendo ser relacionado a arte, música, gentileza... qualquer coisa que multiplicasse o bem! E é claro que foi um sucesso!

Esse ano, a Satrápia, empresa carioca que promove ações de soluções para cidades, resolveu trazer esse festival aqui no Rio e o 100 em 1 dia Rio também foi um sucesso! Tiveram quase 100 ações espalhadas pela cidade, mais de 300 colaboradores e os cariocas receberam desde abraços grátis até música ao vivo de graça!

 

Nós da Bolei não poderíamos ficar fora dessa e decidimos fazer a nossa parte e mostrar para as crianças que sustentabilidade é algo que se deve aprender desde cedo e claro, brincando!

Por isso, fizemos uma oficina de brinquedos bem bolados, 100% sustentáveis. Teve bolha de sabão com garrafinhas PET, aviõezinhos de diversos modelos feitos com papel reutilizado, reGiz pra criançada desenhar e muito aprendizado!

Agradecemos imensamente a todos que participaram e levaram suas crianças para brincar com a gente. São nesses encontros que percebemos que pequenos gestos fazem uma grande diferença. = )

foto 5.JPG

On Sunday, May 04, happened in Rio the 13th edition of 100 in 1, an international event created from the desire of some students from Bogota to do 100 shares demonstration of love for the city in a single day. And the idea was that any citizen could do your speech, action, workshop, could be related to art, music, kindness... anything that multiply the good! And, of course, it was a success!

This year, Satrápia, a carioca company that promotes actions for solutions to cities, decided to bring this festival to Rio, the 100 em 1 dia Rio, and it was a success!

Had almost 100 actions across the city, over 300 employees and the locals received, for example, hugs and live music for free!

We could not stay out of this event and decided to do our part and show the children that sustainability is something you should learn early and of course, playing!

So, we did a workshop of toys 100 % sustainable. Had soap bubble with PET bottles, airplanes of various designs made with reused paper, reCrayon to draw and lots of learning!

foto 5.JPG

Greatly appreciate everyone who participated and brought their children to play with us. It is in these meetings that we realize that small gestures can make a big difference . = )

 

Comment

1 Comment

Gramocone a Milano!!!

IMG_0728.png

Nós estamos muito felizes em estar aqui em Milão mostrando nosso trabalho na Rio + Design, ao lado de tantos amigos. É realmente uma honra estar no Fuori Salone e  para aqueles que estiverem por aqui, nós estamos na Via Tortona 31, Spazio Texile.

Só podemos agradecer e aproveitar cada segundo! = )

We're thrilled to be here in Milan exhibiting our work at Rio + Design, along with so many friends.
It is truly a honor to be here at the Fuori Salone and for those around we're at Via Tortona 31, Spazio Textile.

All we can do is to be thankful and to enjoy each second! = )

1 Comment

Comment

Bolei no Socitrip!

Ontem nós ficamos honrados em participar do lançamento da startup dos nossos amigos da Socitrip, que é basicamente um site dedicado a memória de viagens, pra guardar e compartilhar! É incrível e por sorte nós pudemos expor nossos produtos no Botanic Hostel onde foi a festa. Com amigos assim podemos apenas agradecer.

Muito obrigado a todo mundo da Socitrip! Obrigado a todos que curtiram o reGiz e as Garrafas Mei! E principalmente aqueles que levaram pra casa alguns dos nossos produtos! =D

___

Yesterday we were honored to participate in the launch of our friends startup Socitrip wich is basically a social travel memory site for storage and share! It´s amazing and luckly enough we were able to showcase our products in the Botanic Hostel where the party was at. With friends like that we can just thank!

Thanks a lot to everybody at Socitrip! Thanks to those who enjoyed the reCrayons and Hef Bottles! And even more thanks to those who took our products home! =D

IMG_0390.jpg
IMG_0585.jpg

Comment

Comment

Ação no Dia Mundial Sem Carro!


O dia 22 de Setembro é o Dia Mundial Sem Carro e no ano passado (2013), junto com nossas amigas da Satrápia. Fizemos uma ação maneiríssima, com uma estação oficina para reparos e manutenção, uma estação de customização feita por Graffiteiros e distribuição de acessórios para bicicletas feitos com sobras da própria Cantão, patrocinadora do evento!

In 22 of September is the World Car Free Day and last year, together with our friends of Satrápia. We made this incredible action, with a bike repair station, a bike customization station by grafitti artists and free distribution of bike accessories made from scraps of Cantão, a brazilian fashion brand wich also sponsored the whole action!


Comment