Quem acompanha o Bolei desde o comecinho [já temos quase 3 anos!] sabe que a gente liberou o tutorial dos nossos 3 primeiros produtos pra quem quisesse fazer em casa! A gente sabe que não conseguimos tirar o lixo do mundo sozinho, por isso, mostramos que qualquer um pode fazer seu próprio produto bolado.

Tutorial do Clipraia, um dos nossos primeiros produtos.


Ontem, batendo um papo sobre a vida, trabalho e coisa e tal com o nosso amigo Bessa, surgiu a pergunta se os nossos novos produtos também eram 'open source' como os primeiros. Foi aí que nos demos conta que há muito tempo não divulgávamos tutoriais pra vocês. 

Tivemos, então, um belo motivo para voltarmos a agitar esse blog, para mostrar como é molezinha fazer nossos produtos em casa. E o primeiro que vamos ensinar são as GARRAFAS MEI.

 

 

 

 

Pra quem ainda não conhece, as Garrafas Mei surgiram da ideia de reutilizar garrafas lindas de vidro de suco de uva integral que acabavam sendo descartadas toda semana nas nossas casas. Curtimos muito o sabor do suco e o design da garrafa da Casa Madeira e resolvemos criar um objeto multiuso com elas para evitar esse desperdício. As Garrafas Mei podem ser Mei Chei ou Mei Vazii e servem como jarra de suco, como pote para guardar mantimentos ou até mesmo como vaso de flores. E tem mais: a pintura feita na parte externa da garrafa [na parte de cima ou debaixo], além de decorativa é funcional, porque marca exatamente 'mei litro', ajudando naquela receita especial no final de semana.

Se você curtiu muito a ideia, pode comprar a dupla na nossa loja online, mas se não gosta de comprar pela internet ou não tá podendo agora, porque não fazer você mesmo a sua própria Garrafa Mei? Vamos descrever agora o passo a passo de como fazer essa maravilha da decoração e funcionalidade! =)

Antes de começar, você vai precisar separar: uma garrafa de vidro de 1L, um medidor, uma fita crepe média, uma tinta em spray e uma tampa de rolha de cortiça.

1. Primeiro passo é escolher uma garrafa lindona de vidro, de preferência uma que tenha 1L. Como já contamos ali em cima, usamos a da Casa Madeira. Pode usar também! 

2. Depois, remova o rótulo da garrafa. Algumas tem um rótulo molezinha de tirar, é só puxar. Outras tem que rolar um processo a mais, mas que também é moleza: clique aqui para ver!

3. Quando a garrafa estiver sem rótulo, dê aquela última lavada por dentro e por fora com um sabão de coco biodegradável com o auxílio de uma esponjinha. Se a garrafa for de suco, nem precisa passar sabão por dentro, só lavar com água mesmo. Depois seque a garrafa por fora, porque por dentro vai molhar de novo.

4. Para marcar 'mei litro', você vai precisar usar um medidor. Se você não tiver, peça emprestado pra sua vizinha, certeza que ela tem. Encha o medidor até 500ml e despeje dentro da sua garrafa, com cuidado para não escorrer pra fora, isso porque é a água que vai guiar a marcação da pintura.

5. Com a garrafa metade cheia, use a fita crepe para marcar onde você não quer que tenha tinta. Mascare da linha da água para cima, caso a queira Mei Chei, e mascare da linha da água pra baixo se quiser a garrafa Mei Vazii. Mas lembre-se: se optar pela Vazii, mascare também o gargalo da garrafa pra não correr o risco de pintar dentro dela, ok?

6. Depois de devidamente mascarada,  é só forrar o chão e parede de um cantinho bem arejado de casa, de preferência no quintal ou garagem, e passar o spray sempre a uma distância de 15 a 20cm, fazendo apenas uma "poeirinha" na garrafa. Vá pintando e girando [tipo o Silvio Santos, rs!]! Após 20min, dê uma segunda demão.

7. Espere secar de 24h a 48h, dependendo do tempo: se estiver muito sol e calor, menos tempo. Se tiver muito úmido e frio, mais. Desmascare a garrafa com cuidado e tchãrã!!! Aí só vai faltar colocar a tampa de rolha, que você encontra nessas lojas de frascos de perfume no Saara [tem uma bem na esquina da Buenos Aires com a Regente Feijó!] e prontinho! 

 

Ah, uma observação super importante!!!
Todos os nossos produtos tem licença de Creative Commons.
É uma forma de garantir que quando um produto bolado é replicado é apenas para uso pessoal, sem fins comerciais. Quer saber mais? http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

Curtiu? Quer mais tutoriais bolados? 
Fala-ê que postamos pra vo-cê!

That's all folks! ;)

1 Comment